Rastrear e localizar seu celular Android perdido

Quão encontre seu telefone android? Existem vários aplicativos de recuperação de telefone ou anti-roubo na Google Play Store que podem salvar sua vida no caso de você querer encontrar um telefone perdido, ou pior, um telefone roubado. Mas muitas pessoas só percebem que esses aplicativos existem depois de perdidos. Então, geralmente é tarde demais e você tem que enfrentar a horrível verdade de que o telefone sumiu para sempre.

Para encontrar um telefone Android perdido, você precisa de uma conexão ativa com a Internet para poder transmitir sua localização. Para obter os melhores resultados de localização, você deve ter uma conexão ativa com uma rede sem fio. Seja qual for a sua situação, cobriremos as opções mais comuns aqui, bem como as abordagens mais recentes para cobrir casos extremos.

  1. Como localizar seu telefone Android perdido usando o Google e seus próprios serviços
  2. Encontre seu telefone perdido usando ferramentas de terceiros
  3. Instale um aplicativo de rastreamento para encontrar seu telefone no futuro
  4. Respostas para suas perguntas candentes

Contenidos

Como encontrar o telefone perdido com o Google e seus próprios serviços

Requisitos:

  • Seu dispositivo está conectado à sua conta do Google.
  • Seu dispositivo tem acesso à Internet.
  • AllowedFind My Device para localizar o dispositivo (habilitado por padrão). Isso pode mudar no aplicativo Config. Google.
  • Permitir que Encontre Meu Dispositivo bloqueie o dispositivo e apague seus dados (desativado por padrão).

Encontre Meu Dispositivo é a ferramenta oficial e fácil de usar do Google para rastrear seu telefone ou tablet Android perdido. O melhor de tudo é que você não precisa instalar um aplicativo para rastrear seus dispositivos. O único requisito é que o seu telefone Android esteja conectado à sua conta do Google, ligado e conectado à Internet. Assim que o site for carregado, ele tentará localizar automaticamente o telefone perdido. Se você tiver vários dispositivos Android registrados, certifique-se de escolher o dispositivo correto no menu.

Ao usá-lo, você pode rastrear seus dispositivos Android registrados, deixar o telefone tocar e apagar os dados do telefone (que devem ser ativados no telefone). Além disso, Encontre seu dispositivo não oferece mais opções para controlar remotamente o telefone perdido. Espero que o Google continue a aprimorá-lo e a introduzir recursos mais úteis, como referir-se à pessoa que o usa no caso de ser roubado.

Se não houver laptop quando você perder o dispositivo, também poderá usar o telefone de outra pessoa para rastreá-lo. Em vez de usar o navegador do celular, você também pode usar o aplicativo Encontre Meu Dispositivo. Você pode acessar o sistema usando o modo visitante e as credenciais de sua conta do Google. Agora você deve conseguir rastrear seu dispositivo perdido, deixá-lo tocar ou apagar seus dados.

Não consegue localizar o seu telefone Android perdido desta forma? Isso pode acontecer por vários motivos. O que você deve esperar é que seu dispositivo simplesmente não esteja conectado à Internet ou desligado. Nesse caso, continue tentando rastreá-lo até (com sorte) que ele se conecte aos serviços do Google novamente.

Usa o histórico de localização do Google, agora chamado de “Linha do tempo”

Com isso, você será capaz de manter o controle de seu telefone Android perdido (mesmo se estiver desativado).

Requisitos:

  • Seu dispositivo está conectado à sua conta do Google.
  • Seu dispositivo tem ou tinha acesso à Internet (antes de ser desligado).
  • O relatório de localização e o histórico de localização devem estar ativados no dispositivo (pode ser feito no aplicativo Configurações do Google do dispositivo).

Ao contrário da ferramenta Encontre seu dispositivo, o recurso Linha do tempo no Google Maps não se concentra em localizar um telefone perdido. Você pode usar os dados de localização para muitas coisas diferentes, como pesquisar rotas de viagens anteriores. No entanto, também é uma boa maneira de localizar o telefone perdido. Como já mencionado, se o seu dispositivo Android estiver desligado, você pode usar os dados do histórico de localização para identificar a última localização registrada. Isso significa que mesmo que a bateria do seu telefone acabe, você poderá encontrá-lo.

Isto é o que você tem que fazer. Vá para YourTimeline (antigo Histórico de localização do Google Maps) e certifique-se de que o dia atual esteja selecionado no calendário. Na barra lateral esquerda, você pode ver uma linha do tempo completa para aquele dia, incluindo os nomes de todos os locais registrados, e à direita, você pode ver todos os locais exibidos em um mapa.

Além de Find My Device, que também usa GPS para rastreamento, YourTimeline usa apenas IDs de torre de celular e detecção de localização de Wi-Fi para coletar dados de localização. Isso significa que a precisão pode variar significativamente. A vantagem da linha do tempo é a capacidade de rastrear a localização do seu telefone com frequência durante um período de tempo. Portanto, mesmo que alguém o tenha roubado, você pode identificar os lugares que visita com frequência, que podem ser a casa ou o local de trabalho do ladrão. Isso pode ajudar você e as autoridades a prender a pessoa.

Use o Google Fotos para encontrar seu telefone Android perdido

Requisitos:

  • Seu dispositivo tem acesso à Internet.
  • Ativou a opção ‘Backup e sincronização’ no Google Fotos.
  • Alguém tem que tirar fotos com o dispositivo perdido.

Caso seu dispositivo tenha sido roubado, você poderá encontrá-lo usando o recurso de backup e sincronização do Google Fotos. Se você ativou esta opção no aplicativo, todas as imagens tiradas com seu telefone serão enviadas para sua conta do Google Fotos. Por que isso é uma boa notícia? Bem, não só a imagem é carregada, mas também o local onde foi tirada. Portanto, caso o ladrão não tenha feito logout da sua conta do Google e testado a câmera do seu telefone, novas imagens podem aparecer no Google Fotos.

Obviamente, isso só funciona se o seu telefone perdido tiver uma conexão ativa com a Internet e se você deu permissão ao aplicativo de fotos para usar sua localização. Tenha cuidado caso consiga identificar a localização do seu telefone Android perdido, que pode ser o endereço do ladrão. Não tente encontrar você mesmo! Use essas informações e ligue para as autoridades locais para cuidar disso.

Supondo que todos esses requisitos sejam atendidos, o que você precisa fazer? Aqui está, passo a passo:

  1. Vá para Visitphotos.google.com e faça login através da conta do Google em que você se conectou em seu dispositivo Android.
  2. Verifique se as fotos foram tiradas depois que seu dispositivo foi roubado.
  3. Se sim, por favor clique na imagem.
  4. Agora, clique no ícone de informações no canto superior direito.
  5. Na barra lateral que agora aparece você pode ver as informações da imagem incluindo o local onde foi tirada.

Encontre o seu telefone perdido usando essas ferramentas de terceiros

Use Find My Mobile da Samsung

Requisitos:

  • Seu dispositivo tem acesso à Internet.
  • Você precisa ter uma conta Samsung e seu dispositivo registrado nela.
  • O Encontre meu celular precisa ser configurado no seu telefone Samsung (habilitando os controles remotos).

Se você tiver um dispositivo Samsung, poderá localizar o telefone perdido usando o próprio serviço de rastreamento da Samsung: “Encontre meu celular”. Para que isso funcione, você precisa de uma conta Samsung e registrar seu dispositivo antes saudades. Portanto, tente se lembrar se você fez isso.

Você fez isso? Impressionante. Verifique a barra lateral esquerda e certifique-se de que seu dispositivo está conectado à sua conta. Agora, tudo que você precisa fazer é selecionar ‘Localizar meu dispositivo’ na barra lateral e clicar no botão localizar. Se o seu dispositivo estiver online e os controles remotos estiverem ligados, você deverá ver sua localização aproximada. Encontrar meu celular também permite que você faça outras coisas, como bloquear seu dispositivo, deixá-lo tocar com uma mensagem e apagar seus dados.

Como usar o Dropbox para encontrar seu telefone perdido (Android e iOS)

Requisitos:

  • Seu dispositivo tem acesso à Internet.
  • Ativação de “Upload de câmera” em seu aplicativo Dropbox.
  • Alguém tem que tirar fotos com o dispositivo perdido.

Cada vez que o ladrão do seu telefone tira uma foto, ela é enviada automaticamente para a pasta “Uploads da câmera” do Dropbox. Portanto, se ele tiver uma boa auto-estima, você poderá identificar o ladrão. E se você tiver sorte, poderá descobrir a localização olhando para o fundo das fotos enviadas.

Aplicativos de segurança para localizar o telefone celular

Embora as próprias ferramentas do Google sejam provavelmente as melhores opções, existem algumas ferramentas de terceiros que recomendamos. Eles geralmente oferecem mais recursos de controle remoto e podem adicionar uma camada extra de segurança.

Cerberus

Cerberus é nosso aplicativo de rastreamento mais recomendado, incluindo uma ampla seleção de opções de controle remoto. Isso inclui rastreamento de localização básico, gravação secreta de áudio ou vídeo, tirar fotos remotas, disparar um alarme e apagar dados. Existem muitas outras opções que tornam o Cerberus o canivete suíço ou aplicativos de rastreamento. O que torna este aplicativo ainda melhor são alguns dos recursos mais avançados. Por exemplo, você pode ocultar o aplicativo Cerberus na gaveta do aplicativo, dificultando sua detecção e remoção.

No caso de você ter um dispositivo Android rooteado, você pode usar um arquivo ZIP flash para instalá-lo em seu telefone. Dessa forma, mesmo se outra pessoa redefinir o telefone Android perdido para as configurações de fábrica, o Cerberus ainda estará instalado no dispositivo. Para obter mais informações sobre isso, consulte nosso artigo sobre Cerberus.

Presa

O Prey é conhecido por suas ferramentas anti-roubo não apenas para smartphones, mas também para laptops. A conveniência do Prey é que ele oferece até três dispositivos que você pode rastrear com sua conta gratuita. Embora não ofereça tantas opções de controle remoto quanto o Cerberus, ele cobre todas as funções básicas e mais importantes, como rastreamento GPS, captura remota de fotos e até mesmo digitalização de redes WiFi próximas para um melhor rastreamento.

Perguntas frequentes

Aqui, respondemos a várias perguntas que os usuários costumam fazer quando se encontram nessa situação.

Eu mudei a senha da minha conta Google. Posso localizar meu telefone Android?

Alterar sua senha do Google depois de perder seu telefone é totalmente lógico, certo? Você não quer que outra pessoa tenha acesso a todos os seus e-mails, documentos da unidade, etc. Você pode alterar sua senha sem perder a capacidade de rastrear seu dispositivo. Métodos como o Gerenciador de dispositivos Android continuarão funcionando. Se você não conseguir localizar seu telefone com o ADM, sugiro que verifique o último local registrado usando o histórico de localização do seu telefone.

Posso rastrear meu telefone perdido se alguém redefinir as configurações de fábrica?

Como o nome sugere, redefinir um telefone o retorna às configurações de fábrica. A coisa mais importante de que você precisa – a conexão com sua conta do Google – não estará mais lá. Se você não instalou um aplicativo de rastreamento de acesso root, como o Cerberus, não será mais capaz de localizá-lo.

Posso encontrar meu telefone usando meu número IMEI?

Localizar seu telefone Android perdido com seu número IMEI exclusivo não é realmente possível. Em alguns casos, a polícia pode trabalhar em conjunto com uma operadora de telefonia para localizá-lo usando seu número IMEI. Mas não pense que você pode entrar em uma delegacia de polícia e esperar que eles o façam. Uma coisa mais realista que você pode fazer é bloquear o telefone para que ninguém possa usá-lo para fazer chamadas, enviar mensagens de texto ou usar a web. Para fazer isso, é melhor entrar em contato com seu provedor.

A propósito, você pode encontrar o número IMEI do seu telefone discando * # 06 #. Este código deve funcionar na maioria dos telefones. Não está com seu dispositivo à mão? Veja como encontrar o IMEI sem precisar do telefone.

Posso localizar meu dispositivo se alguém tiver trocado o cartão SIM?

Mesmo que alguém coloque o cartão SIM no seu telefone, você poderá localizá-lo. Alterar o SIM não o desconecta de sua conta do Google, o que é bom. Isso significa que ferramentas de rastreamento, como o Gerenciador de dispositivos Android ou Android Lost, devem continuar funcionando. Tudo o que é necessário neste cenário é que seu telefone mantenha uma conexão com a Internet.

Meu telefone não está aparecendo no Encontre Meu Dispositivo. Por quê?

Isso pode ter vários motivos. Seu telefone pode estar desligado, desconectado da Internet ou de sua conta do Google. Lembre-se de que, se você alterar a senha de sua conta do Google, ela será automaticamente desconectada do Google. Além disso, tentar localizar um dispositivo com Encontre Meu Dispositivo nem sempre funciona. Eu recomendo que você continue tentando localizar seu telefone perdido a cada meia hora ou assim. Seu telefone pode ter uma conexão ruim ou outra pessoa pode ligá-lo e conectar-se à web. Mas se você alterou sua senha do Google, Encontre Meu Dispositivo não será capaz de controlá-la.

O que fazer o mais rápido possível se você encontrar seu dispositivo ou comprar um novo

Se você encontrou seu telefone perdido ou está planejando comprar um substituto, deve estar bem preparado antes que algo como isso aconteça novamente. Abaixo estão duas etapas críticas que você precisa seguir para rastrear rapidamente o seu dispositivo no caso de perdê-lo novamente.

Ative Encontrar meu dispositivo e histórico de localização

Certifique-se de que Encontre Meu Dispositivo e Histórico de Localização estejam ativados. Ambas as ferramentas podem ser de grande ajuda quando o dispositivo é perdido. Com Encontre Meu Dispositivo você pode rastrear seu dispositivo, fazê-lo tocar e apagar seus dados. O histórico de localização mostra os últimos locais registrados em um mapa. Se alguém o roubou, isso pode ajudar você (e as autoridades locais) a localizar o endereço do ladrão, por exemplo.

Para ativar os dois serviços, selecione “Configurações do Google” em sua gaveta de aplicativos. Selecione Segurança e certifique-se de que ambas as opções “Encontrar meu dispositivo” estejam ativadas. Agora volte um passo e selecione “Localização”. Clique em “Histórico de localização do Google” e ative-o. Agora você pode usar a ferramenta para rastrear seu dispositivo e histórico de localização para ver os locais registrados mais recentes.

Deixe um comentário