Como saber a versão do Windows?

Você não sabe qual versão do windows você tem? Vou te dizer como você pode descobrir! Quem é especialista em informática nunca esquece qual é o sistema operacional de sua máquina, pois costuma identificar e diferenciar o sistema operacional que utiliza. No entanto, muitos usuários comuns não diferenciam um do outro, mesmo que você escreva e coloque na tela. Para isso, você vai aprender como saber qual edição do Windows você possui e se é de 32 bits ou 64 (E como bônus, o que isso significa).

Como saber a versão do Windows

Não é que você não deva passar por ignorante, mas em algum momento (especialmente se você não tiver sua máquina com você) você pode precisar dizer a alguém qual é a edição do Windows com o qual você conta. Isso é importante principalmente se o seu computador não for muito novo e se for o caso de você precisar da atenção de um especialista, para que ele tenha uma referência clara do que o espera.

Quantas edições do Windows existem?

Desde a data de seu aparecimento no mercado e até hoje, houve mais de trinta versões diferentes do sistema operacional Windows (incluindo atualizações). Do Windows 1.0 original a uma das últimas edições que é o Windows 10 em suas várias versões, passaram-se cerca de 35 anos de progresso, modificações e enriquecimento no desenvolvimento da empresa e de seu software.

Apenas como dados informativos e sem querer complicar a sua vida, saiba que apenas da última versão (Windows 10), existe um grande variedade de versões que vão de:

  • Windows 10 Home.
  • Windows 10 Pro.
  • Windows 10 Enterprise.
  • Windows 10 Education.
  • Windows 10 Mobile (programa desenvolvido para telefones celulares ou celulares).
  • Windows 10 S (programa desenvolvido para dispositivos de toque de baixa capacidade, como tablets).
  • Windows 10 IOT Core.
  • Windows 10 Pro para estações de trabalho (estações de trabalho que são dispositivos com desempenho muito superior).

Como você descobre qual edição e qual versão do Windows você possui?

Cada edição do programa tem um design particular e distinto. Por exemplo, a edição XP é uma das mais fáceis de reconhecer, tanto por sua cor azul dominante quanto por suas bordas sutilmente arredondadas, fazendo com que esta versão se destaque das outras edições. Cada edição deste programa é claramente identificada em todas as telas iniciais. Porém, você pode acessar informações mais específicas completando os procedimentos a seguir, conforme apresento a você 3 métodos para descobrir sua versão do Windows isso vai servir a você.

Existem várias maneiras fáceis de descobrir a edição exata do Windows que seu computador instalou. Essas formas podem até variar de acordo com a edição que você possui do programa.

Método 1 para descobrir a versão do Windows

  1. Clique no botão Iniciar e digite Computador na caixa de pesquisa.
  2. Clique com o botão direito em Equipe e um menu aparecerá.
  3. Neste menu, clique no submenu que diz Propriedades.
  4. Na caixa Windows Edition, você encontrará a identificação da versão e edição do Windows com a qual seu computador funciona.

Método 2

  1. Você deve ir para o canto inferior direito da tela e mover o mouse para cima.
  2. Então, você deve clicar em Configurações e depois
  3. Você deve clicar em Alterar configurações no seu PC.
  4. Em seguida, você deve selecionar PC, Dispositivos e então
  5. Informações do PC.
  6. No Windows, você verá a edição e a versão do Windows que seu computador possui.
  7. Em PC e Tipo de sistema, você também pode ver se está trabalhando com uma versão de 32 ou 64 bits do Windows.

Método 3

Outra maneira simples é por meio de um comando que você pode localizar ao clicar no botão Iniciar.

  1. Você deve clicar em Windows + R no teclado e uma janela será aberta.
  2. Nele, você deve escrever Winver e clicar em OK.
  3. A seguir, outra janela se abrirá na qual você poderá ver o nome da versão do Windows que possui, bem como a edição específica.

O seu Windows é de 32 ou 64 bits?

Se você está interessado ou simplesmente quer saber se seu Windows é de 32 ou 64 bits, é algo bastante simples de fazer. Você pode verificar o artigo que eu vinculei onde eu explico o processo em detalhes, ou veja a versão resumida que você tem aqui abaixo.

  1. Você precisa pressionar as teclas Windows e Pause no teclado ao mesmo tempo, uma janela será aberta.
  2. Localize o botão que diz Tipo de sistema. Ao clicar nele, você verá se o seu Windows é de 32 ou 64 bits.

No caso de você não conseguir fazer a combinação do teclado funcionar, vá para o Painel de Controle a partir do botão Iniciar. Localize o botão Sistema ou clique com o botão direito em Este Computador e escolha Propriedades no menu de contexto. Ao clicar em propriedades, uma janela aparecerá com os dados de que você precisa.

E pronto! Você já conhece maneiras diferentes para que não precise mais se fazer esta pergunta: “Qual versão do Windows eu tenho?” Se você tiver alguma dúvida ou o artigo foi útil, diga-me nos comentários. Ficarei feliz em ler você! 🙂

Deixe um comentário