Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Às vezes, quando estamos prestes a instalar um programa no Windows, a seguinte pergunta pode surgir: Meu Windows é de 32 ou 64 bits? Se você não tem certeza de qual das duas versões possui, não se preocupe, oferecemos dois métodos que podem ajudá-lo.

como saber se o windows é 32 ou 64

Windows de 32 ou 64 bits. Qual é o melhor?

Em principio, A arquitetura de 64 bits é melhor, porque funciona mais rápido e tira proveito de certas melhorias na arquitetura do computador. Ele precisa de 4 GB de RAM para funcionar corretamente e, simplesmente, é mais avançado. Por outro lado, ele funciona melhor quando executamos vários programas ao mesmo tempo. Além disso, o Windows de 64 bits é compatível com aplicativos de 32 bits.

Porém, a versão do Windows de 32 bits só aceita software dessa arquitetura e tem alguns limites. Não permite o uso de mais de 4 GB de RAM e não tolera multitarefa com a mesma eficácia. Às vezes pode ser interessante saber qual versão temos, já que à primeira vista não há diferença visual.

Como saber quantos bits o Windows possui?

Para que você possa saber qual arquitetura você possui, deixamos vocês com dois métodos que podem te ajudar. Se você não é um usuário experiente, não se preocupe, as duas opções são muito fáceis.

Método 1: CMD

O que faremos é abrir um shell, que é uma tela do tipo ms-dos onde você pode escrever comandos. Faremos isso pressionando simultaneamente as teclas Windows + R. Então vamos escrever cmd e clicaremos em OK.

como saber se meu windows é 32 ou 64

Será aberta uma janela onde podemos escrever comandos como o que você vê abaixo.

como saber se meu windows é 32 ou 64 bits

Para terminar, escreveremos o seguinte e pressionaremos Enter:

wmic os obter osarquitetura

E o Windows vai nos responder algo parecido com isso.

veja pedaços do meu computador

Neste caso. podemos ver que meu sistema operacional é de 64 bits.

Método 2: Painel de Controle

Também existe outra maneira de descobrir. Vá para Painel de Controle / Sistema. Esta etapa varia dependendo da versão do Windows que você possui. Por exemplo, no Windows 7 vamos clicar em Iniciar e depois clicar com o botão direito em Computador / Propriedades, enquanto no Windows 10 podemos pesquisar diretamente por “Sistema”.

propriedades do equipamento

Em seguida, será aberta uma janela com várias informações sobre o sistema, na qual podemos ver se nosso sistema é de 32 ou 64 bits de uma forma simples.

windows 32 ou 64 qual eu tenho

Pois bem… Já sabemos como verificar se temos um Windows de 32 ou 64 bits! 🙂

Deixe um comentário